Terapia Comportamental Dialética para Adolescentes (DBT-A)

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O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CURSO?
• Se você é profissional de saúde mental e está buscando uma orientação clara e detalhada sobre a Terapia Comportamental Dialética para Adolescentes (DBT-A), esta é a hora.
Neste curso, você aprenderá:
• Fornecer uma visão geral da DBT
• Descrever a DBT e as adaptações feitas à DBT padrão para adolescentes e familiares.
• Descrever a teoria, estrutura, modos e estratégias da DBT / DBT-A
• Aprender sobre a terapia individual, sessões familiares, e sessões de pais em DBT-A
• Familiarizar-se com como realizar o grupo de Habilidades multifamiliar
• Familiarizar-se com módulos de habilidades da DBT para adolescentes e para os seus cuidadores
• Vivências (estágio em grupos de DBT-A) supervisionado

Ao final do curso, você terá acesso aos arquivos trabalhados no curso.
E mais um ebook com as orientações resumidas da construção de grupos de habilidades em DBT-A.

Acesso por 2 anos as aulas gravadas.

TEORIA E CONHECIMENTO
Os 4 ‘modos’ (componentes principais) do tratamento em DBT.

Grupos de desenvolvimento de habilidades, onde os pacientes aprendem habilidades importantes para a vida.
Sessões 1:1 em que os pacientes se encontram com seu terapeuta individual para resolver problemas, manter a motivação e muito mais.
Suporte por telefone, onde o terapeuta e o paciente têm comunicação por telefone para ajudá-los a aplicar as novas habilidades que aprenderam mesmo em situações de crise.
Reuniões de Consultoria. Onde todos os profissionais envolvidos no fornecimento de DBT se reúnem para discutir quaisquer questões atuais, para apoiar uns aos outros e garantir o controle de qualidade.
O que fazer se você estiver fornecendo DBT sozinho e não puder fornecer todos os componentes listados acima.

Modelo biossocial de Linehan.

O que é isso.
Por que é importante.
Como o operacionalizamos na terapia.
Habilidades de ordem superior de DBT.

Como ordenar prioridades concorrentes: decidir qual dos vários problemas resolver primeiro.
Comportamentos que ameaçam a vida, comportamentos que ameaçam a terapia e comportamentos que interferem na qualidade de vida.
O acordo paciente-terapeuta – nosso papel nele.
Suposições que podemos fazer sobre o paciente – e aquelas que não podemos.

CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO TERAPEUTA USADOS PRINCIPALMENTE EM SESSÕES

Validação.

Definição de validação e por que ela é importante.
A importância da validação ao discutir a confusão dos adolescentes sobre sua própria identidade.
A implicação de invalidar ambientes para a criança, e posteriormente para o adulto.
Diferentes formas de validar.

Metáforas.

Como as metáforas funcionam e por que devemos usá-las.
6 Exemplos de metáforas.
4 Metáforas que você pode usar repetidamente, para situações problemáticas comuns.
Princípios gerais de metáforas, incluindo metáforas visuais.
Resolução de problemas implacável.

Atitude de resolução de problemas e estratégia de resolução de problemas, a utilidade de ambos.
A estratégia de solução de problemas em cinco estágios.
Formulários para clientes (e você) usarem na solução de problemas.
Exercício de resolução de problemas.
Gerência de contingência.

Reforço diferencial em ambiente clínico.
A natureza do gerenciamento de contingência e como ele interage com as motivações conscientes ou inconscientes do cliente.
Análise comportamental, especialmente como resposta a comportamento grave, como comportamento CASIS.
Análise de cadeia e análise de solução.

UMA VISÃO GERAL ESTENDIDA DAS HABILIDADES ENSINADAS A CLIENTES EM GRUPOS

Regulação emocional.

As habilidades necessárias para regular efetivamente suas emoções.
Elementos biológicos como: sono, exercício, doenças, ritmo circadiano.
Estratégias multiponto específicas e as siglas para lembrá-las.
Eficácia interpessoal .

Questões interpessoais frequentes e estratégias para respondê-las.
Problemas e dilemas familiares.
Assertividade adequada e estratégias para expressá-la.
Habilidades básicas de atenção plena.

Uma definição e descrição de mindfulness e os melhores propósitos que a habilidade pode cumprir, especialmente durante a adolescência.
Mindfulness e seu papel em equilibrar ‘a mente emocional’ com ‘a mente racional’ para alcançar ‘a mente sábia’.
As habilidades de atenção plena.
Tolerância ao sofrimento.

‘Comportamentos de distração’ que podem ser usados ​​para neutralizar o sofrimento.
‘Além da distração’: orientando os processos de pensamento.
Tolerância ‘radical’ ao sofrimento: não fazer nada. Como não fazer nada: o fato de ser uma abordagem eficaz para muitos adolescentes e a teoria por trás disso.
Caminhando pelo Caminho do Meio

O que isso significa, por que é importante.
Por que tem um lugar especial no tratamento DBT-A (ao contrário do DBT com adultos).
Uma visão geral de alguns dos exercícios envolvidos.

O que o curso DBT-A fará por você:
Você terá a sensação de saber do que se trata o DBT e o DBT-A, entendê-lo e como ele se aplica ao auxílio aos adolescentes.
Dado que este é um curso de pós-qualificação, então você já possui as habilidades clínicas padrão, você saberá o suficiente sobre DBT-A neste curso para começar a aplicá-lo em sua prática.
Você poderá trabalhar para desenvolver sua própria habilidade em DBT-A e estabelecer um serviço DBT completo, se desejar, trabalhando com colegas adequados.
Você será capaz de criar ambientes de validação – ambientes que fazem as pessoas se sentirem bem.
Você poderá rapidamente fazer com que as pessoas ‘vejam as coisas de maneira diferente’.
Você será capaz de (ajudar as pessoas a) resolver problemas.
Você será capaz de responder às pessoas que acabaram de ter comportamentos severos de uma forma que é cuidadosa, mas não reforça o comportamento severo.
Você será capaz de (ajudar os adolescentes a) trazer algum senso de ordem e previsibilidade para suas emoções.
Você terá a chance de começar a praticar a atenção plena.
Você será capaz de (ajudar os outros a) tolerar muito melhor o sofrimento. Não permitir que a angústia entre em uma ‘espiral viciosa’.
Você será capaz de ordenar prioridades concorrentes entre várias ‘prioridades principais’.

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